FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Como Vender Fotos Online - Para Fotógrafos

Partilhar

Pode ser dificil vender as suas fotos quando qualquer um com o seu novo iphone auto-denomina-se "fotógrafo", no entanto o sucesso, para a maioria dos criativos, vem com estas 3 coisas:

  • - Encontrar o seu nicho;
  • - Construir a sua audiência;
  • - Criar várias fontes de rendimento.

Vamos Manter os fotógrafos longe dos tribunais:

Os direitos fotográficos e as licenças, podem ser um tópico um tanto ou quanto complicado, no entanto há alguns termos e conceitos que deverá saber para ajudá-lo a proteger-se de roubos e infringimentos legais sobre os direitos de terceiros.

Isto não é uma lista ou um substituto de qualquer opinião legal por parte de um advogao, pois não sou um, mas apenas um conselho pessoal, pelo que deverá oferecer-vos algumas definições que vos ajudarão a navegar pelo mundo dos direitos de uso.

Glossário dos Termos Legais para Fotógrafos

Permissão para usar em Blogs, Jornais, Revistas ou outras publicações.

Permissão para usar em Marketing e Publicidade para promover um produto ou serviço.

Permissão de uso na criação de um produto físico a ser vendido.
Isto inclui prints, posters, e produtos que contenham fotos(almofadas, canecas, etc.).  Por vezes fala-se no mesmo contexto que no uso Comercial, no entanto deve de ser considerado em separado.

Fotos com licença de Uso Exclusivo significa que aquele que comprou a licença a si, é o único que pode usar a foto. Fotos com licença de Uso Não-Exclusivo podem ser compradas e usadas por qualquer um e normalmente custam menos.

Não retém qualquer restrição ou direitos de copyright e pode ser usado para uso comercial, editorial e pessoal.

Uso condicional do seu trabalho é permitido desde que esteja em conformidade com as restrições mencionada. A atribuição do crédito do criador é muitas vezes necessária.

Outros podem comprar a Licença e usar a foto por duração e número de vezes ilimitada.Esta é o tipo de licença mais comum a ser comprada e são no geral, as mais baratas visto que normalmente as fotos são não-exclusivas.

Uma única licença pode ser comprada para usar a foto com restrições relativamente à sua distribuiição. Licenças adicionais podem ser compradas para uso adicional.

Os sujeitos nas suas fotos estão abrangidos por certos direitos no que toca à sua inclusão na sua fotografia especialmente no que toca ao uso comercial. Este é uma preocupação no que toca às considerações de "copyright" acima discriminados e o fotógrafo deverá procurar a pessoa fotografada e pedir permisssão para se salvaguardar de qualquer problema judicial que daí advenha, caso partilhe a foto sem autorização.

O Que Fazer Se Alguém Rouba As Vossas Fotos?

O roubo é muito comum quando se trata e conteúdo, e muitas pessoas fazem-no sem saber.

É prática comum para os fotógrafos, adicionar uma "marca de água" às suas fotos antes de as postarem online, pois serve como uma camada de protecção contra o roubo, ainda que não seja 100% eficaz.

Se vai vender as suas fotos ou partilhá-las online, poderá aplicar a sua marca de água nas mesmas no Photoshop ou noutro programa de edição de imagem.

Uma pequena "marca de água", normalmente nos cantos, deixa na mesma terceiros admirar as vossas fotos, enquanto que as "marcas de água" grandes, com pouca opacidade, pode oferecer uma protecção mais acentuada às fotos, no entanto e dependendo da sua localização, as fotos poderão deixar de ser tão agradáveis na sua visualização.

Obrigado pela visita.

Clique ao lado para a 2a parte do artigo.

TOP